quinta-feira, 1 de abril de 2010

Em ritmo de Páscoa, falemos sobre a Missa

No ritmo da pascoa, que eh a data mais importante para os cristaos, quero falar de algo que nunca vi nguem reclamar em blogs, mas que pra mim eh primordial.

Sou catolica, nao tenho nem medo nem vergonha de dizer isso em alta voz, e isso tem sido uma dificuldade a parte pra mim desde que cheguei na Australia.

Pra quem nao estava por perto de mim no Brasil, eu sou daquelas que vai a missa todo domingo, participa de procissoes em festividades, se envolve em eventos e ate pouco tempo atras cantava nas missas e no encontro de jovens.

Tenho tentado com todas as minha forcas ser a mesma catolica aqui, mas tanto em Sydney quanto aqui em Perth tem sido bem dificil.

Eh tudo muito diferente… A missa eh a mesma, as partes sao as mesmas, o que facilita, pq eh tudo muito intuitivo… Mas o problema eh que eu nao ia na missa por ir na missa… Eu gostava de ouvir a homilia do nosso maravilhoso Padre Jair, eu gostava de cantar as musicas… Por mais que seja tudo muito parecido, cada missa era uma missa difernete e  mexia comigo de forma diferente. E isso me incomoda no sentido de que, por exemplo, Pascoa eh o tempo da conversao pra gente… A missa por si so deveria instigar essa conversao em nos, atraves das leituras e do rito em si… Porem, humanos que somos, se tivermos um estimulo extra como musicas ou uma boa homilia/reflexao, a coisa deslancha! E eu, humana ao quadrado que sou, se messes estimulos extra, estou me sentindo boiando sozinha em alto mar!!!!

Aqui nao tem musicas na maioria das missas, a homilia dos Padres eh bem fraquinha e rapida (pelo menos das igrejas que eu ja fui ate hoje) e todo mundo parece estar ali pela primeira vez. Voce nao ve envolvimento entre as pessoas, nao ve aquela “baguncinha” na frente da igreja, nem depois da missa dos jovens no domingo!

Isso tudo faz parte de mim, e sem isso, nao me sinto completa messsssssssmo!

O Natal tambem foi barra… Alem de estar sem a bagunca boa da minha familia, nao teve missa a noite! A missa de Natal deles eh as 15hs, e eu estava preparando a nossa ceia, nao pude ir. (Colocarei post sobre isso em breve!)

Agora, ha um mes atras, achei uma missa em portugues, que um padre Timorense reza perto da comunidade Portuguesa, em Fremantle.
Nem tudo eh perfeito, a missa eh as 8hs da manha e eh quase a 1h de casa!!!!! Alem do que o padre eh daqueles bem tradicionais (o que significa uma homilia beeeeeem quadrada!), velhinho, descobri que fez 50 anos de ordenacao (jubileu de ouro) e nao foi este ano.
Mas, to tentando ir… Me sinto um pouco melhor, mas por sermos (eu e meu amor)os unicos naquela missa que nao participaram do projeto “Arca de Noe”, fica td mundo olhando torto e a gente tem vontade de ir embora correndo antes que briguem com a gente dizendo coisas do tipo “vcs nao tao vendo que isso eh coisa de gente grande??? Vcs nao tem idade pra estar aqui!!” Rsrsrsrsrsrs…

E alem disso, essa missa eh rezada numa capelinha de uma paroquia. Logo essa comunidade portuguesa presta contas pra uma paroquia maior e em eventos como a Pascoa, so as missas das 8hs do domingo sao em portugues, todos os outros eventos sao em ingles para que o resto do povo possa participar.

Eh… pelo menos a missa de pascoa vai ser em portugues e isso ja ta valendo a pena!!!

=)

Um comentário:

  1. Oi Thais,

    Sabe, comigo aconteceu o contrário qdo deixei MG e fui pra SP. Eu fui coroinha, tornei acólhito e cresci na comunidade da paróquia do meu bairro (até hj tem gente q acha q eu fui p/ o seminário... e não fui pq me desanimei c/ mtas coisas... se fosse p/ ser religioso preferiria me tornar franciscano e até cheguei a pensar em ir pra GO...mas isso é outra história).

    Pouco dps q deixei minhas funções de acólhito, o nosso pároco foi substituido. Entrou um padre novo e que mudou toda a paróquia. Mas aconteceu que eu discordo de mtas coisas q ele faz, meu santo nunca bateu c/ o dele na verdade. Tanto q diminuí minha participação na missa.

    Quando fui p/ São Carlos fiquei muito feliz, pq o pe. da paróquia próx. onde moro é ótimo e as missas muito acolhedoras. Passei a me sentir em casa. Existe mto calor humano, interagimos com as outras pessoas e o padre, mesmo sendo mais velho, fala muito bem e com mto amor.

    Confesso q nos últimos meses tenho andado um pouco afastado, mesmo lá. Mas nunca perco minha fé, Cristo e Maria são meu refúgio, mesmo nas horas mais difíceis. Ano passado passei por uma crise pessoal imensa, mas depois de uma oração mto profunda (um verdadeiro desabafo sobre td q me afligia) Cristo me iluminou através de um sonho e isso me renovou completamente. Ainda sinto medo, mas não desisti, Deus me dá coragem apesar das dificuldades, pq Ele me pediu pra ser forte.

    Não se preocupe, Deus estará com vc em todos os lugares, deixe-se guiar por Cristo e não deixe q a frieza aparente das paróquias q foi esfrie o calor do Espírito Santo em vc. Quem sabe não é vc quem vai aquecer outros corações aí? Lembre-se q eles podem não saber q pode ser diferente. Tente se aproximar, fazer amizades. Cristo estará com vc, Ele mesmo disse.

    Boa páscoa, com as bençãos de Cristo e Maria.

    bjo

    ResponderExcluir