domingo, 13 de setembro de 2009

Aula de Japones

Na sexta feira passada, dia 11/09, eu passei por uma experiencia beeeeem diferente.
Sao coisas desse tipo que fazem um intercambio valer a pena e eh por isso que eu insisti tanto nesta loucura! rs...
Aqui no meu homestay tem uma outra estudante alem de mim, a Kaori... Japonesa, 36 anos nas costas, separada, sem filhos... Esta fazendo um curso para ser habilitada a dar aulas de japones para criancas aqui na Australia. O tanto que ela nao fala, ela estuda... E pra terem ideia, ela chegou a ficar ate as 3hs da manha um dia, o que foi motivo da minha host-mother ficar falando falando falando por duas semanas sobre isso! rs... Nao pra ela, claro... Pra mim, pois pegou confianca, intimidade e desabafa horrores comigo! Eu adoro, pq ela parece uma terceira avo pra mim! rs... Muito fofa, que merece um post so pra ela e eu vou deixar pro final da proxima semana, depois da mudanca!
Voltando a japa... Ela estuda demais, eu de menos, pq nao tenho aula de sexta e nao tive prova ainda... Entao, logo na primeira semana que eu cheguei aqui, tagarela que sou, tentando tornar os almocos e jantas um pouco mais "agitados" (gente, eu nao aguento ficar sem falar! =S ), falei pra ela "Kaori, olha, eu vejo vc estudando demais, se precisar de ajuda, me fala pq eu tenho as sextas livres! O problema eh que eu nao entendo lhufas de japones..."
Pronto! Foi suficiente! Ofereci ajuda e nao manjo nada de japones... Ela arregalou os olhos (na verdade nao da pra perceber a diferenca do olho de um japa normal pra um arregalado! rsrsrsrsrsrs), entrou em extase e depois de eu repetir umas 27 vezes que "sim, eu te ajudo sim, Kaori!!!" ela me pediu ajuda. Ela precisava que eu fosse a aluna do grupo dela na aula de avaliacao final do curso!!!! E eu topei, claro! Po, vamo ae aprender japones!!!! Rs... Super facil, bem parecido com os idiomas q eu conheco... Rsrsrsrsrsrs....
Ela falou com o grupo dela, aprovaram... Perguntaram se eu nao tinha nenhuma outra amiga pra levar e eu levei a Joyce... Rsrsrs... Amiga que eh amiga participa... sempre!
Uma semana depois fomos num almoco com eles pra nos conhecermos...
(Joyce, Eu e Kaori na frente... As outras duas meninas, nao lembro o nome...)

E na sexta foi a aula... Ela estava muito nervosa durante a semana... Chegou tarde pra caramba, dormiu na casa dos amigos, conquistou um pouco mais da ira da nossa host-mother (e toma-lhe Thais servir de ombro! rsrsrsrs) mas chegou o grande dia...
E eu me perguntava durante a semana "poxa... como isso vai funcionar???? Eles nao podem falar uma palavra sequer em outro idioma senao japones... Eu nao sei absolutamente nada em japones... Nem a Joyce..."
Mas fomos... E olha... foi muito emocionante!
A aula foi sobre greetings... Apresentar uma pessoa pra outra, agradecer, dizer de onde veio, onde mora... Eu aprendi essas coisas em japones!!!! De verdade!!!!
E onde ta a emocao nisso tudo?
Eh voce ver que a dedicacao, as horas de sono que foram perdidas por eles, o esforco todo valeu a pena, pq eles deram um show de aula... Usaram diferentes recursos para explicar as coisas, foram mto didaticos... Eu tenho a leve impressao de que a professora deles elogiou pra caramba, pq foi uma aula otima!!!
E qdo terminou a aula, comecaram a chorar... E a Kaori desabou em prantos quando, depois da aula, quando ja podiamos falar ingles, a professora deles veio entregar uma avaliacao e na hora de agradecer, eu agradeci em japones do jeito q eles ensinaram na aula! Ela me abracava, nao parava de agradecer... Estava em extase!!!!!!!
(Essa tem legenda!!!! rsrsrsrs...)

Falando assim, pode nao ter tanta graca, vcs podem estar se perguntando "o q ela viu de tao diferente nisso tudo?"... Mas so quem estava naquela sala quando a aula terminou eh que sentiu o que eu senti... Realmente me senti parte da realizacao deles!

Hoje ela me chegou com a foto impressa, me deu de presente... Tanto a do almoco quanto esta...

Dentre as recordacoes que eu vou levar disso tudo, essa eh uma das melhores!
=)
So nao ganha da minha host-family! Vou sentir muita falta deles, e no fim da semana voces vao entender porque!!!

C ya, mates!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais,

    Estou começando a tirar minha viagem do planejado para o contratado. Passo horas e horas lendo na internet tudo que é tipo de informações que posso obter sobre a Austrália. Seu Blog, assim como o de outros Brasileiros, está se tornando referência de pesquisa pra mim.

    Aprender Japonês deve ser uma loucura. Podendo ajudar alguém deve ser demais!

    Gostei demais da iniciativa de vocês (aproveito para parabenizá-la pelo blog) e comecei o meu, mesmo com mais de 2 meses de antecedência.

    Expedição Perth

    Desejo uma excelente viagem e realização em tudo que você se propor a fazer por aí!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Thais, dei uma geral rápida nos seus posts e me deparei com este sobre a aula de japones. Achei bem emocionante da forma como voce escreveu, legal! beijos. Bia

    ResponderExcluir